Sistemas de ensino Dom Bosco Mackenzie Unopar
Siga-nos Facebook Youtube

Normas de Funcionamento

Orientações Gerais aos Estudantes e Responsáveis

De acordo com o Regimento interno da escola

 

  1. O estudante deverá entregar ao seu responsável toda correspondência enviada pela escola e devolvê-la, devidamente assinada, quando assim for solicitado (circulares, ocorrências, etc.);

 

  1. O estudante deverá ter comportamento respeitoso e atencioso para com os professores, colegas e funcionários, participando efetivamente, das aulas com atitudes de colaboração. Da mesma forma, o aluno deverá ser respeitado, considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações nem preferências por professores, funcionários e/ou colegas;

 

  1. A Escola não tolerará discriminação proveniente de diferenças de credo religioso, sexo, raça, convicção política ou de qualquer outra natureza;

 

  1. Nas dependências da Escola e em suas imediações, é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica, cigarro ou qualquer substância psicoativa;

 

  1. Não é permitido ao estudante entrar ou sair da sala de aula sem autorização do professor, ocupar lugar diferente do que foi designado, permanecer na porta da sala nos intervalos de aula;

 

  1. É vetado ao estudante comer, mascar chicletes durante as aulas;

 

  1. Não é permitida a prática de trotes ou brincadeiras inconvenientes com ovos, farinha de trigo, tintas, etc., em comemorações, na Escola e nem em suas imediações, mesmo após o término das aulas. Também, não serão tolerados os trotes alusivos à aprovação de alunos no vestibular;

 

  1. Não será permitida a prática de namoros no interior da Escola. O aluno envolvido em tal situação estará sujeito a sanções regimentais;

 

  1. A Escola não se responsabilizará por valores em dinheiro, joias, celulares ou outros pertences trazidos pelo aluno. Cabe à família identificar os objetos e ao aluno cuidar dos mesmos;

 

  1. O estudante não poderá utilizar, durante as aulas, qualquer aparelho eletrônico (i-pod, mp3 player, tablet, etc.) nem telefone celular; mesmo que seja para enviar ou receber mensagens não sonoras. Caso o aluno esteja utilizando celular durante as aula, o mesmo será recolhido pelo professor, encaminhado para a coordenação/direção e só será entregue aos pais ou responsáveis;

 

  1. Não é permitido, sem autorização da Direção Pedagógica e Administrativa, divulgar por qualquer meio de publicidade assuntos que envolvam a Escola;

 

  1. O estudante deverá apresentar-se para as aulas com todo o material didático necessário. A falta do material poderá impedir sua presença em sala de aula e, neste caso, ele será encaminhado à Direção para registro da ocorrência e acompanhamento, caso tenha reincidência, serão tomadas medidas cabíveis;

 

  1. Os pais ou responsáveis deverão buscar os seus filhos imediatamente após o encerramento das aulas, haja vista que após o término não terá nenhum representante pedagógico presente;

 

  1. Por medida de segurança, o acesso aos corredores e salas de aula por parte dos pais e responsáveis só será permitido mediante autorização da Direção Pedagógica. Caso deseje conversar com o professor (a) do estudante, gentileza marcar horário para não inviabilizar o bom andamento das aulas;

 

  1. As avaliações da 3ª Série do Ensino Médio serão realizadas no turno oposto, as quais são obrigatórias. Neste caso o uso do uniforme é obrigatório;

 

  1. O estudante que for retirado da sala de aula por qualquer ação de indisciplina ou por não cumprir com as suas responsabilidades, será encaminhado para Direção/Coordenação, que informará à família; tendo reincidência, o estudante será encaminhado para casa imediatamente;

 

  1. O estudante terá 10 minutos de tolerância após o sinal de entrada na escola. Caso não compareça neste tempo o estudante será impedido de assistir a primeira aula. Após o terceiro registro mensal de atraso do estudante a família será informada por comunicado;

 

  1. O estudante é inteiramente responsável por qualquer objeto de valor de uso pessoal. A escola não se responsabilizará pelo ressarcimento dos objetos perdidos ou danificados na escola;

 

  1. A escola não possui estacionamento para bicicletas e não se responsabiliza pela perca ou danos ocorridos às mesmas;

 

  1. Os responsáveis devem deixar o aluno no portão da escola, onde será recebido pelos funcionários.

 

  1. É terminantemente proibido:

 

  1. Ausentar-se da Escola em horário de aula sem a expressa autorização da direção;
  2. Deixar de assistir às aulas estando no estabelecimento de ensino;
  3. Ocupar-se durante a aula com atividades alheias às disciplinas;
  4. A entrada de alunos na sala após a entrada do Professor;
  5. Ter posturas inadequadas que venham contrariar as regras de cordialidade e boa convivência (palavras de baixo calão, desrespeito a funcionários, atividades depredadoras ao patrimônio da escola);
  6. Trazer para a escola escritos, gravuras, revistas, vídeos e objetos impróprios à instituição e aos bons costumes;
  7. Trazer ou usar dentro das dependências da escola recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que imitem armas de fogo, objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem;
  8. Vender alimentos ou qualquer outro comércio na escola;
  9. Que o estudante se ausente da escola para buscar material escolar ou trabalhos que por ventura tenha esquecido;
  10. Falsificar assinatura dos pais ou responsáveis em comunicados e demais documentos enviados pela Escola;
  11. Permanecer fora da sala de aula, durante a troca de professores;
  12. Uso de boné, gorro, touca ou chapéu. 

     

    Distribuição das Unidades

    UNIDADE INÍCIO TÉRMINO SÁBADOS TOTAL
    I Unidade 01/02/2016 09/04/2016 05/03, 12/03, 09/04 48 dias
    II Unidade 11/04/2016 18/06/2016 14/05, 21/05, 18/06 49 dias
    III Unidade 11/07/2016 24/09/2016 20/08, 27/08, 24/09 56 dias
    IV Unidade 26/09/2016 30/11/2016 22/10, 19/11, 26/11 47 dias

     

    Encontro Família x Escola

    1º Encontro

    • Educação Infantil: 16/02/2016
    • Ensino Fundamental I: 19/02/2016
    • Ensino Fundamental II e Médio: 19/02/2016

     

    2º Encontro – Entrega de Resultados da I Unidade

    • Educação Infantil: 06/05/2016
    • Ensino Fundamental I: 18, 19 e 20/04/2016
    • Ensino Fundamental II e Médio: 18, 19 e 20/04/2016

     

    3º Encontro

    • Educação Infantil: 26/08/2016

    Obs: não haverá reunião de pais e mestres para o Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Médio para a entrega dos resultados da II etapa. Os pais devem acessar o portal da escola para visualizar as notas dos alunos.

     

    4º Encontro – Entrega de Resultados da III Unidade

    • Educação Infantil: 16/12/2016
    • Ensino Fundamental I: 05, 06 e 07/10/2016
    • Ensino Fundamental II e Médio: 05, 06 e 07/10/2016

     

    5º Encontro – Entrega de Resultados da IV Unidade e Inscrição das Recuperações

    • Ensino Fundamental I: 02/12/2016
    • Ensino Fundamental II e Médio: 02/12/2016

     

    Sistema de Avaliação

    O sistema de Avaliação da EPC é processual, diagnóstico, com olhar reflexivo, investigativo, dinâmico, com uma perspectiva emancipadora e em uma concepção quantitativa e qualitativa.

    De acordo com o nosso Regimento Escolar, o sistema de avaliação é dividido em quatro unidades. Em cada uma delas serão distribuídos os seguintes pontos:

    • Mínimo de 15 pontos
    • Máximo de 25 pontos

     

    O total de pontos distribuídos durante o ano letivo é de 100 pontos, sendo que para ser aprovado o aluno deverá atingir o mínimo de aproveitamento igual ou superior a 60 pontos.

    A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade considerando frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

    Na Educação Infantil, a avaliação far-se-a mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento dos alunos em forma de relatório.

    Na avaliação da aprendizagem serão utilizados instrumentos tais como: provas, trabalhos individuais e/ou grupos, seminários, portfólios, registros, etc.

    No início de cada bimestre o professor informará aos estudantes os conteúdos programáticos para o bimestre, como também os instrumentos de avaliação e o valor de cada um.

    Caso o estudante termine a avaliação antes do tempo previsto para saída (no mínimo 45 minutos) deverá ficar com a avaliação na carteira e aguardar em silêncio até o final do tempo previsto.

    O Estudante que não apresentar comportamento adequado poderá ter a sua prova zerada.

    Não é permitido o uso do celular ou qualquer outro eletrônico, caso ocorra, ou ainda que este apenas toque, a avaliação será zerada e o celular será retido; assim todos os celulares deverão ser desligados e colocados na mesa do professor.

    Não será permitido o empréstimo de qualquer material para a realização da avaliação, sendo necessário cada estudante ser portador do seu próprio material.

     

    Avaliação de Segunda Chamada

    Os estudantes que não comparecerem às avaliações, por motivo justo e comprovado, mediante apresentação de justificativas, 48 horas antes ou depois da avaliação, terá direito a 2ª chamada.

    São condições para 2ª chamada:

    1. Caso de doença mediante atestado médico;
    2. Luto por motivo de falecimento de parentes de 1º grau.

    Os estudantes que não comparecerem às avaliações e não apresentarem justificativas, deverão solicitar através de requerimento na Secretaria da Escola a 2ª chamada pagando a quantia estabelecida pela escola, que é de 10% do valor da mensalidade.

    Uma vez por bimestre ocorrerá o calendário de 2ª chamada.

     

    Da Recuperação Paralela

    A recuperação tem por objetivo eliminar as insuficiências verificadas no seu aproveitamento durante o bimestre possibilitando a orientação e acompanhamento de estudos, de acordo com os dados concretos da situação do educando.

    Os estudos de recuperação acontecerão três vezes ao ano. No final do 1º bimestre (referente a I e II unidade), ao final do 2º semestre (referente a III e IV Unidade) e a recuperação final, que é quando o aluno não obtém aprovação nas recuperações ao final de cada semestre.

    As recuperações paralelas de cada semestre valerá 50 pontos, porém o teto mínimo para aproveitamento será de 30 pontos, prevalecendo a maior média.

    A Recuperação final, ao final do ano, valerá 100 pontos, porém o teto mínimo para aproveitamento será de 60 pontos.

     

    Das Medidas Socioeducativas

     Art. 130.  Medida Socioeducativa é a sanção disciplinar aplicada pelo não cumprimento dos deveres e obrigações estabelecidos por Lei e normas de convivência escolar desta escola e, visando prevenir e evitar a repetição de falhas.

    Parágrafo Único.  As medidas socioeducativas serão aplicadas progressivamente de acordo com a menor ou maior gravidade, podendo ser por:

    I – Advertência verbal;

    II – Advertência escrita;

    III – Suspensão;

    IV – Cancelamento da matrícula/vínculo.

     

    Segundo o Art. 135 do Regimento Escolar, o estudante cometerá falta grave, que incorrer nos seguintes casos:

    I – Agredir física ou moralmente qualquer pessoa que se encontre em área física e/ou administrativa da Escola;

    II – Comportar-se indecorosamente no interior do estabelecimento;

    III – Danificar intencionalmente o patrimônio escolar;

    IV – Fraudar a documentação apresentada para a matrícula, se comprovado o fato;

    V – Ser flagrado com celular na hora das avaliações ou fazendo uso de material indevido (pescas).

    Todas as medidas socioeducativas aplicadas ao estudante serão registradas pela Escola e comunicadas por escrito ao seu responsável. As situações não contempladas neste manual serão resolvidas pela Direção Pedagógica.

     

     

    Uniforme

     

    • O uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades que ocorram na Escola, mesmo no turno oposto. O uniforme consta de:
      • Camisa padrão (cujo comprimento deve ser abaixo do cós da calça),
      • calça jeans;
      • Bermuda Jeans (somente para o Ensino Fundamental I e para os meninos do Ensino Fundamental II e Médio);
      • Tênis de qualquer cor.

    Não será permitido o uso de sandálias (exceto em caso de ferimentos visíveis ou orientação médica);

    • Qualquer alteração na camisa padrão não será aceita (exemplo: alterar o comprimento, cortar mangas ou golas, escrever nomes ou mensagens, desenhar, etc);
    • O estudante que vier à Escola com o uniforme incompleto será encaminhado à Direção ou Coordenação que verificará o motivo, registrará a ocorrência e entrará em contato com o responsável, podendo este não ser autorizado a participar das aulas;

    Será permitido o uso de camisa de eventos da Escola somente nas sextas-feiras, desde que esta esteja composta e o padrão não tenha sido alterado.