Sistemas de ensino Dom Bosco Mackenzie Unopar
Siga-nos Facebook Youtube

Música

IMG_2546

 

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil tiveram até 2011 para incluir o ensino de Música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica.

 

Quais os objetivos do ensino de música?

A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.

O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas, os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, o aluno expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

A comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação, improvisação e composição, apreciação da música que se dá pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

A música desempenha diversas funções de acordo com o contexto em que é utilizada. Em se tratando de ensino musical na escola regular a música desempenha papel de sensibilização sonoro-auditiva. É o que afirma (GAINZA, 1988, p. 101): “O objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar o indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical”. Assim, musicalizar é tornar a pessoa apta a responder o fenômeno sonoro de forma consciente, além de incluí-la no universo musical transformando-a de mero espectador a um agente ativo do fazer música.

 

Em 2011 a Escola Presbiteriana de Canal criou o projeto Festival da Boa Música, que envolve todos os alunos da escola desde a Educação Infantil ao Ensino Médio com apresentações musicais baseadas em um tema. Já houve homenagem a Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes e a ultima edição foi dedicada à história e vida de Anadir Carneiro Dourado, fundadora e diretora por muitos anos da EPC. Você pode conferir vídeos do projeto em nosso canal no youtube na home desta página.